Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Leia nossa política de privacidade.
Início / Por que e quando sua empresa deveria disponibilizar cartões corporativos individuais para o time

Financeiro

Por que e quando sua empresa deveria disponibilizar cartões corporativos individuais para o time

É cansativo para quem empreende  ter de pensar todos os meses na tarefa de rastrear reembolsos e despesas de seus colaboradores. Esse papel chato e burocrático pode ser mais eficiente se a sua empresa tem um cartão corporativo moderno e descentralizado.  As empresas que já usam o sistema dos cartões ...

time-update

É cansativo para quem empreende  ter de pensar todos os meses na tarefa de rastrear reembolsos e despesas de seus colaboradores.

Esse papel chato e burocrático pode ser mais eficiente se a sua empresa tem um cartão corporativo moderno e descentralizado. 

As empresas que já usam o sistema dos cartões corporativos, não precisam mais de entrada manual de dados do processamento de reembolso e isso inclui todas as etapas de custos como deslocamento até eventos, almoços e encontro com clientes. De forma geral, esses cartões ajudam as empresas e funcionários a controlar os gastos e a diminuir o trabalho manual para dar entrada nessas informações. 

Há alguns pilares que mostram como investir nesses cartões corporativos trazem inúmeros benefícios. Abaixo listamos os 4 mais importantes que vão esclarecer as suas dúvidas.

Você pode se interessar:

1 – Mais escala e mais produtividade para a equipe

Colaboradores gostam de assumir mais atribuições para cada vez mais  fazerem parte do negócio. Gostam de se sentirem pessoas confiáveis e com o uso dos cartões corporativos esse senso de responsabilidade aumenta. Dispara automaticamente o gatilho de disciplina financeira e a perda de tempo coletando recibos, processos e reclamações somem do mapa. O objetivo é simplificar esses processos rastreando de forma fácil todos os gastos da empresa com os cartões corporativos. 

Um outro ponto bacana é que hoje já é uma realidade, a maioria dos provedores de serviços se tornarem digitais e nesse caso as transações corporativas podem ser rastreadas com um aplicativo móvel em tempo real e até mesmo integrada ao seu software de contabilidade. Pode-se dizer que é o fim da papelada pesada. 

2 – Reduz o risco de fraude

Os múltiplos cartões corporativos virtuais são projetados para suavizar um possível risco de fraude por meio de vários recursos como limites controlados de transação, controles de categoria e até recursos de bloqueio automático. Acredite, os cartões corporativos são muito mais seguros do que se pode imaginar. 

Se o pior acontecer e um cartão for clonado, é apenas um cartão e não o cartão da empresa inteira.

3 – Mais visibilidade e controle

Com o tanto de tecnologia que os cartões corporativos carregam, como alertas de transações automatizadas e limites orçamentários, cada transação que um colaborador realiza, pode ser sinalizada e rastreada perfeitamente permitindo uma visão mais clara dos gastos da empresa em comparação ao processo de faturamento antigo e tradicional. 

Não podemos esquecer de falar sobre as chances altas de erros no formato manual desses dados. Os cartões corporativos automatizam todo o processo e a margem de erro cai drasticamente. É uma visão clara e em tempo real de todos os gastos e movimentações. 

Além do mais, usar múltiplos cartões virtuais e distribuir para algumas pessoas da equipe melhora a visibilidade das despesas. Você consegue ver pelo número do cartão quais foram as transações e quando. Isso gera eficiência depois para os relatórios financeiros. Importante finalizar dizendo que alguns cartões corporativos modernos, como o da Kamino, permite que cada cartão tenho um “apelido”. E assim você pode criar um cartão com o nome da pessoa ou a área, dependendo do seu caso de uso.

4 – Simplifica o processo de rastreamento

Com o uso dos cartões corporativos, os processos são rastreados facilmente e todos os documentos necessários e coletados para se realizar uma transação são coletados de forma simples facilitando todo o seu trabalho. 

É a tecnologia em prol do seu negócio e te ajudando na missão dos controles de gastos de forma simples e segura. 

Agora já sabe: hora de evoluir para múltiplos cartões

Depois de entender passo a passo como o uso dos cartões corporativos individuais são benéficos não apenas para os seus colaboradores mas, para todos os envolvidos principalmente na administração e no financeiro da sua empresa, vamos listar quando é o momento ideal para adquirir esses cartões para os colaboradores. 

Antes de irmos para a parte mais importante, vale ressaltar que além de decidir quais os colaboradores devem ter um cartão, automaticamente está escolhendo quando e onde esses cartões podem ser usados.

Vamos a nossa lista de 9 etapas fundamentais que indicam qual o melhor momento para o uso dos cartões corporativos individuais. 

  • 1 – No momento em que a sua empresa está literalmente lutando para gerenciar todas as despesas dos colaboradores  por meio do método manual da contabilidade e relatórios. 
  • 2 – Quando os colaboradores em viagens de negócios acabam tendo que usar dinheiro pessoal para cobrir gastos e qualquer outro tipo de despesas.
  • 3 – Se no cenário atual seus colaboradores solicitam reembolsos de despesas de baixo e alto valor em dólares. 
  • 4 – O processo de reembolso manual da sua empresa é lento no processo e mais lento ainda na entrega do relatório. 
  • 5 – Seus colaboradores precisam carregar e manter recibos físicos e faturas para cada pagamento. 
  • 6 – Acontece alguma interferência ou erro no relatório de despesa do final do mês e precisam ser reavaliados e enviados por um colaborador.
  • 7 – Sua empresa possui muitos pagamentos recorrentes de ferramentas em diversas áreas (vendas, marketing, produto, operações) e precisa melhorar o controle e autonomia de cada setor.
  • 8 – Existe uma força de trabalho relativamente grande e dispersa em todos que estão envolvidos no processo de gastos. 
  • 9 – A falta de declaração de despesas dificulta a reconciliação contábil. 

Diante de tudo isso, a dica é parar e avaliar em qual situação a sua empresa se encaixa, já que os cartões corporativos muito mais do que uma solução, podem ser considerados fundamentais para dar mais controle para o financeiro e também mais responsabilidade e senso de pertencimento ao time.

Conheça os múltiplos cartões virtuais da Kamino

Com o aplicativo da Kamino sua empresa poderá criar cartões virtuais ilimitados para a operação financeira. E com isso pode:

  • Criar um cartão para cada área
  • Criar um cartão para cada ferramenta
  • Criar um cartão para cada pessoa
  • Etc

Além do mais, com o cartão Kamino cada pessoa tem seu próprio acesso e cada cartão tem seu próprio limite, o que protege a sua empresa do risco de ter uma conta aprovado com um volume maior do que o esperado.

Conheça a Kamino e conte com os cartões corporativos modernos e virtuais, uma conta corrente com liquidez diária, relacionamento diário e exclusivo pelo WhatsApp e inúmeros benefícios de um programa de parceria com mais de 20 soluções complementares com desconto para clientes.

[elementor-template id=”7244″]

Guto Fragoso

Cofundador e CFO da Kamino, Guto é economista formado pela Unicamp e iniciou sua carreira na consultoria Mckinsey, dedicando-se a projetos de estratégia e finanças corporativas. Guto atuou posteriormente em sua carreira como CFO da operação brasileira do Groupon e como country manager da insurtech chilena ComparaOnline, (financiada, entre outros, pelos fundos Kaszek e Ribbit). Mestre em empreendedorismo pela FEA - USP, onde estudou empresas scale ups, Guto foi um dos líderes de produto da vertical de livros digitais (Kindle) da Amazon no Brasil antes de fundar a Kamino, software completo de gestão financeira com banco integrado.

Leia também

Powered by atecplugins.com