Como sobreviver aos primeiros meses de uma startup antes de receber investimentos?

primeiros meses de uma startup
primeiros meses de uma startup

Os aportes financeiros têm movimentado significativamente os últimos anos do ecossistema brasileiro de startups. Apesar disso, sabe-se que grande parte das empresas inicia o seu desenvolvimento e operação sem investimentos e com um modelo de recursos muito enxuto.

Há muitas que não sobrevivem, mas mesmo encontrando diversos obstáculos neste percurso, há cases de muitas companhias que iniciaram sem investimentos no modelo de bootstrapping, quando não há investimento externo inicial, como as gigantes Microsoft e Dell, e também startups mais recentes como MaxMilhas, Mailchimp e Shutterstock.

Mas então, como sobreviver sem investimento inicial nos primeiros meses?

As empresas citadas acima são apenas algumas das que provaram que, com planejamento e direcionamento, é possível escalar sem aportes financeiros no início.

E, para auxiliar neste processo, selecionamos algumas ações essenciais para que a sua startup não pare nos obstáculos iniciais antes de captar novos recursos.

1 – Faça uma economia prévia no início das operações para garantir caixa e previsibilidade

O fato da empresa não ter feito captação de investimento não significa não ter recursos próprios. Por isso, ao fundar uma startup sem aporte externo, é preciso que o empreendedor tenha em mente que é necessário fazer uma reserva financeira para poder garantir à companhia o mínimo de insumos para o seu início de operação.

Entenda todas as necessidades e faça uma planilha com os custos necessários, assim, é possível ter previsibilidade do que precisará para os primeiros meses de vida da startup e ainda fazer uma reserva para eventuais necessidades que não estavam previstas.

2 – Elabore um bom plano de negócios, mas não o escreva em pedra

Em qualquer circunstância, o plano de negócios é o documento que guiará os passos da startup e será essencial para traçar os rumos, o crescimento e, consequentemente, atuar na organização das métricas para verificar se está indo na direção correta. 

Para isso, é essencial concentrar neste plano as informações do mercado, dos concorrentes, e também do produto que está sendo oferecido, os seus diferenciais, além de questões orçamentárias e de metas e objetivos para curto e longo prazo. 

Geralmente, o plano de negócios é feito com a visão de cinco anos, para que a empresa possa traçar todos os tópicos que deverá trabalhar para chegar no seu objetivo. Mas também tenha sempre em mente que, no mundo das startups, tudo acontece muito rápido e, por isso, muitas vezes pode ser necessário ajustar o plano de negócios antes do previsto. Sempre visite este documento para ter certeza da direção que deverá ir e se será necessário corrigir alguma rota.

3 – Não contrate serviços que não sejam essenciais

É preciso ter muito claro que o início de uma operação sem grandes investimentos deverá estar focada apenas nos recursos essenciais, ou seja, aqueles os quais a empresa não sobrevive se não tiver, e que são fundamentais para alavancar o negócio. 

É possível, por exemplo, apostar em ferramentas tecnológicas gratuitas ou versões mais básicas e espaços de trabalho em modelo coworking ou mesmo em trabalho remoto, que podem reduzir o orçamento inicial necessário para a manutenção da startup. Sempre com a mentalidade de que à medida que a empresa cresce, ou até conquistar a consolidação do negócio, os investimentos nestas áreas poderão ser incrementados. 

4- Faça uma boa proposta comercial e seja visto!

Para começar a faturar, é preciso vender. E para isso, a startup deverá ter bem estruturado o seu discurso de vendas. Foque sempre no que a faz ser diferente de qualquer outra empresa concorrente, mostre que todos os clientes são únicos e destaque todos os benefícios que eles poderão ter com a parceria. 

Não espere que o produto esteja perfeito (acostume-se: nunca vai estar) e nem pronto o suficiente. Venda a sua solução o quanto antes, isso vai ajudar a validar o mercado, entender dores do seu público e a encontrar o product market fit.

Ser visto também é um dos principais aspectos das vendas! Seja em eventos, em visitas a empresas, nos canais digitais, em campanhas de inbound ou outbound: integre todas as oportunidades e faça um bom networking. 

5 – Aprenda rápido com os erros

Se em algum momento você já ouviu falar do conceito de Lean Startup, sabe que um dos aspectos mais importantes deste ecossistema é aprender rápido com os erros para ir em busca do crescimento rápido.

Ou seja, não insista em algo que está não está trazendo resultados por muito tempo e não tenha medo de corrigir rotas que forem necessárias. Isso deve ser uma premissa não somente dos produtos, mas também do modelo de negócio que está sendo proposto. Se for necessário pivotar o negócio, esteja pronto com um novo direcionamento que foi possível justificar com os aprendizados anteriores. 

Neste artigo, traçamos algumas ações fundamentais para o seu negócio alavancar nos primeiros meses se está iniciando como uma bootstrapping, ou seja, sem investimento externo, e que ajudarão na fase inicial de desenvolvimento. E lembre-se: se o plano é encontrar investidores parceiros ou aceleradoras no futuro, os aspectos citados anteriormente serão igualmente essenciais para mostrar boa estruturação, direcionamento e potencial para que as chances de retorno positivo sejam maiores. 

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