Estratégias de marketing são fundamentais para startups, mas também custam dinheiro. Porém, por mais difícil que seja controlar esses gastos, fazer isso é fundamental para os negócios que querem ter uma boa gestão financeira.
No artigo de hoje, vamos falar sobre a importância de gerenciar as despesas de marketing da sua startup e trazer dicas práticas de como fazer isso. Confira!
Como determinar um orçamento de marketing?
Antes de definir como você vai gastar o seu orçamento de marketing, é preciso saber quanto você tem disponível. Nesse momento, pode ser legal fazer algumas perguntas:
Qual é a sua receita anual?
Não dá para gastar o que a sua startup não tem. Por isso, é essencial conhecer a sua receita anual estimada. Com esse número em mente, é possível pensar na porcentagem que pode ser usada pelo marketing.
Se você ainda não tem receita anual ou recorrente, o que é comum principalmente no early stage, faça uma simulação de quanto você quer ter de receita. Vai ser normal que nesse momento haja muitas hipóteses. Não tenha medo, o importante é investir para buscar o resultado.
Quais são seus objetivos?
Idealmente, nenhuma empresa deve começar uma ação sem saber onde quer chegar. Isso também se aplica a esforços de marketing.
É muito comum que algumas startups comecem a investir em determinado canal porque os concorrentes estão lá. Essa é uma péssima prática, pois você ainda nem sabe direito se é o melhor canal para sua audiência. Isso só vai fazer você gastar muito dinheiro.
Comece pelo básico, pelo arroz com feijão. Conhecer seus objetivos permitirá que você defina um orçamento realista, para que tenha chances reais de atingi-los.
Quais serão suas despesas?
É fácil dizer que você deveria gastar, por exemplo, 10% da sua receita em marketing. Porém, o que isso significa em termos de esforços de marketing de fato? É preciso, antes de colocar a mão na massa, saber quais são os custos envolvidos. Neste momento você não sabe se vai precisar gastar 5%, 10% ou 20%.
As despesas com marketing costumam ser recorrentes, ou seja, vão durar enquanto você desejar colocar as estratégias em prática. As principais costumam ser:
- Pessoas, seja elas contratadas ou freelancers;
- Fornecedores, como agências, eventos e merchandising;
- Ferramentas, como plataforma de automação de marketing, hospedagem de site, banco de imagens;
- Custos das campanhas, como pagamento de anúncios.
Em quais ações de marketing sua startup vai investir?
Até aqui, você tem uma ideia do quanto pode gastar e de quais serão suas despesas. Agora, no que você deve realmente gastar o seu dinheiro?
Embora alguns founders assumam que basta um bom produto para que a startup tenha sucesso, a verdade é que é preciso gastar dinheiro para ganhar dinheiro. Mas, dentre tantas possibilidades que o marketing oferece hoje em dia, no que investir?
A seguir, estão algumas das principais frentes:
- Conteúdo: blog, materiais ricos, webinars, redes sociais
- PR: anúncios de aporte de capital, de contratações, de desenvolvimento de produtos
- Anúncios pagos: LinkedIn Ads, Google Ads, YouTube Ads, Meta Ads
- Eventos: como patrocinador, criando um evento próprio ou comparecendo como participante
É importante, claro, que essas estratégias sejam pensadas de forma integrada e que se complementem para maximizar as chances de sucesso.
Além disso, uma maneira de economizar é também reaproveitar conteúdos, adaptando os formatos de um canal para o outro.
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Como aproveitar bem o seu orçamento de marketing?
Independentemente do orçamento que a sua startup tem disponível, é sempre bom aproveitá-lo ao máximo. Por isso, a seguir, trazemos algumas dicas de como fazer isso:
Gaste de maneira prudente
Na hora de fazer investimentos em marketing, é preciso separar o que é must e nice to have. Alguns gastos são mais necessários que outros. Por isso, procure separar as necessidades reais do que você gostaria de fazer só porque parece interessante.
Da mesma forma como foi falado antes, não faça uma campanha só porque fulano está fazendo também. Você não sabe se vai funcionar pra você.
Deixe de lado o que não está funcionando
Aquela estratégia de marketing que você planejou não está funcionando? Pode ser uma boa ideia desistir dela. Testar é fundamental, pivotar também.
É importante saber que algumas iniciativas, como SEO, levam tempo para se desenvolver e dar bons frutos. Porém, em outros casos, o melhor é deixar de lado ações que não estão trazendo o resultado esperado para não gastar ainda mais com elas.
Em resumo: seja o mais agnóstico possível, encare os dados de forma realista e não se apegue a uma campanha porque você gostou dela. A campanha não é para você, mas para sua audiência.
Foque na qualidade
Muitas startups querem experimentar todas as estratégias de marketing de uma vez. Mas é importante, em toda ação, priorizar qualidade sobre quantidade. Lembre-se de que as ações de marketing são, muitas vezes, o primeiro contato que o público terá com o seu negócio. Para passar uma boa primeira impressão, é fundamental investir em qualidade.
Já tem muito conteúdo e campanha sobre diversos assuntos e investir em marketing digital já não é mais um diferencial. O diferencial é criar campanhas e conteúdos de qualidade. Menos pode ser mais.
Básico, mas necessário falar: faça análises recorrentes
Marketing tem muito de criatividade, mas nem por isso você deve deixar de mensurar suas iniciativas. Faz tempo que marketing não é só criatividade, é ciência também.
Algumas métricas importantes de olhar: tráfego, leads, leads qualificados, oportunidades geradas, custo por leads, ROI, CAC, LTV e até mesmo receita, pois unir marketing e vendas é chave!
Dependendo do seu negócio, pode ser importante também olhar métricas de engajamento do cliente. Se for um app, pode ser legal medir MAU (monthly active users) e MTU (monthly transaction users), além das métricas específicas do seu negócio.
Porém, não se perca no mar de métricas. Escolha 3 indicadores-chave para a sua startup.
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Além das dicas que trouxemos no artigo, outra maneira de gerenciar suas despesas de marketing é usando um cartão virtual, que permite visualizar os gastos em tempo real, por meio de um aplicativo.
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