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Empreendedorismo

Early, growth e late stage: conheça as 3 principais fases de uma startup

Early, growth e late stage. Entenda quais são as características de cada uma das fases de uma startup e como avançar mais rapidamente.

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Uma boa ideia é apenas o início de uma startup. Normalmente, esse tipo de empresa passa por diversas etapas de desenvolvimento. Entender em qual delas o seu negócio se encontra é importante para procurar os investidores, parceiros de negócio e colaboradores certos.

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre as principais fases de uma startup. Continue a leitura para saber mais.

Quais são as principais fases de uma startup?

O número de fases de uma startup varia conforme a fonte consultada. Em nosso artigo, vamos dividi-las em três:

  • Early stage (ou estágio inicial)
  • Growth stage (ou estágio de crescimento)
  • Late stage (ou estágio avançado)

Entenda a seguir as características dos negócios que se encontram em cada uma dessas etapas.

Early stage (ou estágio inicial)

As startups early stage são aquelas que, como o nome sugere, ainda estão na fase mais inicial, ainda validando a tese e buscando o product-market-fit. Essa é uma etapa cheia de desafios, em que o founding team tem muito trabalho e poucos recursos. 

O estágio começa com uma ideia potencialmente escalável para um produto ou serviço, focando em um mercado que pode estar interessado. A equipe, no início dessa fase, pode contar somente com os próprios founders, que se dividem para dar conta das diversas tarefas.

Ainda em early stage, porém um pouco mais adiante, as startups podem já ter desenvolvido um produto ou serviço e até ter fechado algumas vendas. Uma aceleradora pode ser uma boa opção para startups nessa fase, sobretudo para os founders de primeira viagem

Os investidores dessa fase correm riscos altos, por isso querem se convencer de que você tem um produto ou serviço sólidos, um plano de negócios consistente e um público-alvo interessado, além de pessoas para executar o trabalho. Por conta desse componente do risco, o fundraising em early stage pode demorar mais. Resumindo: nesta fase a startup está:

Resumindo: nesta fase a startup está:

  • Construindo o produto para os primeiros clientes
  • Buscando ou provando product-market fit
  • Experimentando processos comerciais que vão gerar crescimento eficiente
  • Garantindo que existe um time bem alocado para execução

Growth stage (ou estágio de crescimento)

Essa fase normalmente começa depois que a startup recebe seu primeiro investimento do tipo série A. Essa rodada é muito importante para que o negócio se estabeleça e atraia outros aportes no futuro. Com a quantia, a empresa pode contratar pessoas e desenvolver a infraestrutura para dar suporte ao crescimento esperado. 

Nessa etapa, a startup deve ter um produto ou serviço que funcione, provar o ROI e mostrar aos investidores aumento de MRR e eficiência operacional. Além disso, um dos principais avanços esperados de uma startup nessa etapa é a estruturação de uma equipe de vendas. 

Para ir para a próxima etapa, é necessário alcançar um crescimento significativo, contratar talentos e ter crescimento sustentável. Além disso, pode ser preciso atrair rodadas do tipo série A incrementais antes de ir para o estágio seguinte. 

Resumindo: nesta fase a startup está:

  • Com o produto funcionando
  • Com ROI comprovado
  • Com uma estrutura comercial eficiente
  • Series A funded

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Late stage (ou estágio avançado)

Uma startup em estágio avançado é aquela que tem fontes de financiamento confiáveis e está seguindo seu plano de negócios. Para continuar crescendo, é preciso mostrar desempenho.

Outros funcionários também já foram contratados e a startup firmou sua presença em seu mercado de atuação. Apesar disso, ela precisa de mais combustível para seguir crescendo. Por isso, é necessário focar em captar mais recursos e contratar talentos. 

Aqui, também se pode pensar em aumentar o mix de produtos e serviços oferecidos, ou em expandir para novos mercados. Nessa etapa, muitos founders também podem vender a empresa ou fazer um IPO.

Vale lembrar que uma startup pode ou não passar por essas três etapas. Dependendo do seu crescimento, uma empresa pode levar anos em uma delas. Por outro lado, se tiver uma evolução rápida, também pode pular estágios. Porém, para a maioria dos negócios, o mais comum é trilhar esse caminho.

Como foi dito, estar ciente do seu lugar nessa jornada ajuda a se preparar para os próximos passos, aumentando suas chances de sucesso.

Resumindo: nesta fase a startup está:

  • Com um time robusto, incluindo C-levels e VPs
  • Com um crescimento significativo mês a mês
  • Buscando oportunidades de expansão
  • Considerando um exit ou um IPO

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Gonzalo Parejo

Formado em Direito e Administração de Empresas pela UC3M em Madri, Espanha e E-MBA pelo IESE, Gonzalo Parejo é um empreendedor em série, com mais de 13 anos de experiência em diversos segmentos como Insurtech, LogiTech e Fintech. Se tornou expert em tirar ideias do papel e escalar times tanto na LatAm como na Europa. Em 2011, mudou- se para o Brasil e se juntou ao time do Groupon, startup referência da primeira onda tech no país, liderada pela Rocket Internet. Posteriormente, também foi parte do founding team da Bidu, uma das primeiras Insurtechs do Brasil, e cofundou a Ontruck, uma das LogTechs mais destacadas da Europa. Atualmente, é Cofundador e CEO da Kamino, software completo de gestão financeira com banco integrado para empresas de médio porte.

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