O impacto das ferramentas SaaS nos cartões corporativos das empresas

imapcto-ferramentas-saas

Muitas empresas preferem utilizar cartões de crédito corporativos, na hora de fazer compras, pela sua conveniência. Afinal, é muito mais fácil inserir as informações do cartão, do que lidar com faturas e aprovações de pedidos de compra. Isso é válido, principalmente, no caso das plataformas do tipo SaaS, que exigem pagamento recorrente. No entanto, infelizmente, essa prática tem um lado negativo: a facilidade de uso dos cartões de crédito também faz com que gerenciá-los seja um desafio para as equipes financeiras

No artigo de hoje, você vai entender melhor o impacto das ferramentas SaaS nos cartões corporativos das empresas. Continue a leitura para entender!

Por que os cartões corporativos falham em escala?

Como ferramenta, os cartões corporativos funcionam melhor para gastos tradicionais, como a reserva de um voo ou o pagamento de um jantar com um cliente. Isso porque, essas transações são fáceis de processar quando você sabe que o titular do cartão é a única pessoa que o utiliza. 

O problema é que, atualmente, cartões corporativos são, muitas vezes, compartilhados entre vários funcionários de uma mesma organização. É uma prática comum que  líderes compartilhem cartões com suas equipes e até mesmo, em empresas menores, pode-se ver cartões compartilhados por toda a empresa. Essa difusão de gastos e agentes transforma cada extrato do cartão em uma confusão a ser, mensalmente, resolvida pela equipe financeira.

Esse problema apenas se intensifica à medida que a empresa contrata mais funcionários e mais pessoas dividem o mesmo cartão, gerando um crescimento risco de fraude. Ainda, as empresas que utilizam e dependem dos serviços atrelados a esse cartão colocam-se em risco de terem suas operações afetadas, caso o cartão seja cancelado. E, se for preciso mudar para um novo cartão, é preciso atualizar as informações de pagamento em todos os fornecedores.

Como o uso de ferramentas SaaS impacta os cartões corporativos

O uso do cartão corporativo, quando compartilhado, torna-se uma confusão financeira para empresas com grande quantidade de ferramentas SaaS utilizadas.

A proliferação das plataformas SaaS traz duas grandes mudanças:

  • Grande número de fornecedores: hoje, as equipes compram soluções pontuais, experimentam-nas e percorrem alternativas até encontrarem uma que se adapte ao seu negócio. Não se trata mais somente de um CRM usado pelos vendedores. Hoje, os times contam com ferramentas de geração de leads, chat, videoconferência e muitas outras.
  • Mudanças no processo de compra: as empresas não vendem mais para empresas inteiras, elas vendem para indivíduos e equipes. Enquanto o modelo de oferta em recorrência torna mais adequado o pagamento com cartão, exige a gestão de uma lista de indivíduos, seus acessos e permissões para cada SaaS que precisa se relacionar com o acesso a um cartão corporativo.

Acompanhe seus gastos com ferramentas SaaS com a Kamino

Com um software integrado com os principais bancos e também com a própria conta e cartão, a Kamino ajuda times financeiros a tomarem decisões mais inteligentes e rápidas, melhorando a eficiência e produtividade da operação.

Por meio do software da Kamino, equipes financeiras automatizam processos e operações financeiras de contas a pagar e receber, demonstrações de resultados, conciliação bancária em tempo real e insights financeiros e de negócios que contribuem para um fechamento contínuo.

Assista ao vídeo abaixo e solicite agora uma demonstração!

Gostou do conteúdo? Compartilhe este post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Leia também