O papel do FP&A em startups early-stage

Torre de moedas para fazer o planejamento financeiro FP&A

Nos estágios iniciais de uma startup, o foco principal é desenvolver produtos e fazer as primeiras vendas para encontrar o product market fit. Com isso, as finanças, muitas vezes, podem ficar por último na lista de prioridades. 

No entanto, as startups early-stage podem obter uma grande vantagem competitiva caso se preocupem desde o início com sua gestão financeira.

Nesse sentido, uma iniciativa bastante interessante é o FP&A (sigla para financial planning and analysis), um conjunto de atividades de planejamento e análise financeira que auxilia a tomar decisões mais estratégicas, baseadas em dados. 

Continue a leitura do artigo para entender mais sobre o que é FP&A e qual é o seu papel nas startups early-stage.

Qual é a importância do FP&A para as startups early-stage?

Enquanto a contabilidade olha para os gastos já realizados, o foco das iniciativas de FP&A é olhar para o futuro, traçando um caminho para que as startups tenham recursos suficientes para alcançarem seus objetivos.

Em startups early-stage, esse caminho é, em grande parte, inexplorado. Por isso, é preciso criá-lo do zero. Isso inclui:

  • A construção de projeções financeiras considerando as melhores premissas disponíveis
  • Acompanhar essas projeções versus o realizado, suprindo a liderança com explicações das variações
  • Esclarecer em qual momento a startup precisará se preocupar com novas rodadas de investimento
  • Estruturar processos para reportar informações aos investidores e a outros stakeholders
  • Apoiar a tomada de decisão a partir da construção de cenários hipotéticos e com outras análises gerenciais.
  • Realizar projeções de longo prazo, visando também encontrar momentos de necessidade de caixa.

O objetivo de FP&A, em outras palavras, é criar um plano realista, que deixe claros os objetivos e a visão da empresa, determinando as quantias e o tempo necessários para alcançá-los. Com isso, a administração da startup tem um caminho bem definido para seguir. 

Os resultados são projetados com base no desempenho passado. Em seguida, é preciso analisar os resultados obtidos e levar esse conhecimento para as atividades de planejamento.

Quem cuida do FP&A em uma startup?

Inicialmente, as funções do FP&A costumam ficar a cargo do founder ou CEO. Na medida que a empresa cresce, podem mudar para o CFO. 

Com o passar do tempo, as startups vão necessitar ter uma pessoa dedicada ao FP&A, que atuará junto e reportará ao CFO.

A importância do FP&A para dar suporte ao crescimento da startup

Existem alguns eventos que podem desencadear a necessidade de ações de FP&A, como:

  • Medir unit economics e outros KPIs de forma mais recorrente;
  • Detalhar as projeções financeiras da empresa por centro de custo, ou seja, quando uma categorização por grandes áreas já não é suficiente;
  • Quando existe demanda recorrente dos investidores para envio de materiais;
  • Quando a empresa já possui alguma meta definida ou qualquer estrutura de OKR: será necessário que atrelado a essa meta a empresa tenha um planejamento financeiro (orçamento) que garanta que haverá caixa suficiente para que a startup chegue até lá.

Na medida que uma empresa cresce, o FP&A se torna cada vez mais vital. O CFO confia nesses dados para garantir que a empresa alcance seus objetivos. Isso ocorre independentemente de a empresa ter uma equipe de FP&A ou não. O planejamento e a análise precisam ser feitos e são fatores críticos para a sustentabilidade do negócio. 

Se a empresa já investe em FP&A desde o early-stage, constrói uma base mais forte. Dessa maneira, fica mais fácil ter as finanças bem organizadas na medida que for crescendo. 

Melhore sua gestão financeira com as soluções da Kamino

Além de colocar o FP&A em prática, sua startup pode ter uma gestão financeira mais eficiente usando soluções como o Kamino, que foi desenvolvida pensando nos desafios que os founders enfrentam diariamente. 

Sua jornada financeira completa com a Kamino:

Com o sistema de contas a pagar e a receber 100% automatizado e integrado com seu banco, você pode economizar mais de 200 horas por mês. 

Além disso, você terá acesso a dados e relatórios confiáveis e em tempo real, permitindo que tome decisões assertivas e com maior agilidade. Não perca mais tempo com processos manuais e burocráticos, invista em uma solução eficiente e transforme seu negócio! 🚀

Deseja saber mais? Assista ao vídeo abaixo e solicite agora uma demonstração!

Gostou do conteúdo? Compartilhe este post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Leia também