6 vantagens de uma gestão de despesas data-driven para sua startup

gestao de despesas

Gestão de despesas  é um termo bastante abrangente usado nas empresas para descrever os processos de solicitação e aprovação de compras, realização de pagamentos, entre outros. Atualmente, os negócios estão se tornando cada vez mais orientados por dados na hora de fazer essa gestão, ganhando agilidade e transparência.

Se na sua startup a gestão das despesas ainda é feito com base em achismos, leia o artigo para entender por que você deve aproveitar dados nesse processo e como utilizá-los em favor do seu negócio.

Qual é a importância de ter uma gestão de despesas data-driven?

A gestão de despesas traz mais visibilidade e transparência sobre suas finanças, permitindo que você monitore e melhore seu fluxo de caixa. 

No entanto, é possível aprimorar ainda mais os insights por meio de dados, o que permite que você tenha uma melhor compreensão de:

  • Para onde seu dinheiro está indo
  • Quem está fazendo as compras
  • Que tipo de compras estão sendo feitas
  • Se as compras estão dentro do orçamento
  • Como essas transações podem impactar o crescimento da sua startup
  • Quais áreas você pode melhorar em seu processo de gerenciamento de gastos

Por meio de dados, você pode obter insights consistentes baseados nas suas compras. Isso inclui padrões de gastos, variações e riscos. Além disso, os dados também podem fornecer informações relevantes relacionadas às suas relações com fornecedores.

6 vantagens de uma gestão de despesas data-driven para sua startup

A seguir, trazemos 6 vantages para a sua empresa adotar uma gestão de despesas orientada por dados.

1. Mais controle sobre as suas finanças

Quando se trata de finanças, as coisas podem facilmente sair do controle se você não se esforçar para manter a organização.

Portanto, um dos principais benefícios da análise de gastos é ter dados financeiros precisos, o que mostra para onde está indo o seu dinheiro. Ao ter esse conhecimento, você pode ter maior controle.

A gestão de despesas facilita a identificação de quaisquer problemas que possam surgir durante as aquisições e compras. Além disso, você pode resolvê-los rapidamente, antes que se tornem mais sérios. 

Isso também pode ajudar sua startup a se manter em conformidade com relação a impostos, auditoria e gerenciamento de contratos com fornecedores.

2. Melhorar a eficiência operacional

Os processos de aprovação de compras às vezes podem ser muito lentos e demorados. Afinal, há vários fatores que as equipes de finanças precisam considerar antes de liberar os valores necessários.

O problema é que isso pode criar mais gargalos em seus fluxos de trabalho e operações, indo na contramão da agilidade que é fundamental em uma startup.

Nesse sentido, aproveitar os dados no gerenciamento de gastos pode aumentar a visibilidade e a transparência. Isso, por sua vez, pode simplificar os processos de aprovação dentro da empresa. 

Na prática, as equipes podem acessar dados em tempo real sobre compras e aquisições. Como resultado, conseguem tomar decisões rapidamente sobre como gerenciar os gastos.

3. Economizar dinheiro

Em geral, o objetivo dos negócios com a gestão de despesas é reduzir custos em compras. Felizmente, aproveitar dados e análises pode ajudar você a economizar dinheiro. 

Os dados permitem que você analise os padrões de gastos e fornecem melhores insights sobre seus relacionamentos com seus fornecedores. Como resultado, você pode encontrar oportunidades de economia de custos para sua startup.

Por exemplo, ao analisar as várias ofertas e preços oferecidos por seus fornecedores, você pode identificar quais serão os mais econômicos e benéficos para sua organização.

Outras oportunidades de economia de custos podem vir na forma de otimizar seus fluxos de trabalho de gestão de despesas. Ao agilizar seus processos, você pode economizar em custos de mão de obra, assim como em tempo. 

Você consegue, então, alocar essas economias de custo em atividades mais produtivas, como pesquisa e desenvolvimento, marketing e contratação de pessoas.

4. Tomar decisões de negócio mais inteligentes

Ser orientado por dados ajuda você a tomar decisões mais inteligentes na sua startup, pois suas escolhas são feitas com base em números, não em suposições. 

Com uma boa gestão de despesas, você poderá ver claramente a causa e os efeitos de todas as suas ações anteriores. Como resultado, é possível criar estratégias melhores para sua empresa.

Por exemplo, aproveitando os dados no gerenciamento de gastos, você pode identificar as categorias de compras para as quais o dinheiro está sendo direcionado em excesso. Você consegue, então, reduzir esses gastos desnecessários e economizar. 

Os processos de gestão de despesas dão suporte a uma melhor tomada de decisões e fornecem uma melhor compreensão do que causa os gargalos em seus fluxos de trabalho e de como você pode resolver esses problemas.

5. Identificar e gerenciar potenciais riscos

As empresas geralmente precisam lidar com vários riscos quando fazem compras. É importante que você entenda como isso pode afetar seu crescimento. Dessa forma, você pode mitigá-los antes que seja tarde demais. 

A gestão de gastos pode ajudar a identificar riscos potenciais quando se trata de lidar com seus fornecedores e suas compras. Com ela, você:

  • Detecta faturas fraudulentas durante as transações
  • Mantém a conformidade com as políticas de controle interno e requisitos de auditoria externa
  • Avalia o desempenho e a confiabilidade de cada fornecedor
  • Garante que as aprovações de compra aconteçam antes que as despesas ocorram

6. Fortalecer a gestão com fornecedores

Com uma boa gestão de despesas, você também tem acesso em tempo real a informações sobre seu relacionamento com fornecedores. Como resultado, você tem mais controle sobre os vários processos em sua cadeia de suprimentos. Isso permite reorientar seus recursos para lidar com os gargalos em suas estratégias atuais.

Sem dados, você pode acabar expondo sua empresa a falhas. Isso pode resultar em pagamentos perdidos ​​ou prejudicar o relacionamento com seus fornecedores e clientes.

O que você usa para fazer os pagamentos de sua startup?

O mínimo que você precisa para uma boa gestão de despesas é uma boa conta bancária e um cartão corporativo que funcione e te dê sossego, não dor de cabeça.

A Kamino ajuda founders e CFOs de startups com algumas soluções, entre elas o Cartão Kamino

Com o Cartão Kamino você acompanha o seu saldo em tempo real, tem rendimento automático e diário a 100% do CDI e um limite no cartão corporativo do tamanho dos investimentos recebidos pela sua startup.

Sua jornada financeira completa com a Kamino:

Com o sistema de contas a pagar e a receber 100% automatizado e integrado com seu banco, você pode economizar mais de 200 horas por mês. 

Além disso, você terá acesso a dados e relatórios confiáveis e em tempo real, permitindo que tome decisões assertivas e com maior agilidade. Não perca mais tempo com processos manuais e burocráticos, invista em uma solução eficiente e transforme seu negócio! 🚀

Deseja saber mais? Assista ao vídeo abaixo e solicite agora uma demonstração!

Gostou do conteúdo? Compartilhe este post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Leia também