Nos últimos 10 anos, um dos mercados que mais cresceram foi o de assessoria de investimentos. De acordo com o relatório mensal da Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (Ancord), a entidade responsável por certificar e credenciar esses assessores de investimentos, houve um expressivo crescimento de 22% no número de credenciados em apenas 12 meses, passando para 24 mil credenciados. Esse crescimento é resultado do aumento da demanda por serviços especializados de gestão de ativos em um período de baixa taxa de juros e pelo investimento significativo de empresas como XP Investimentos e BTG Pactual.
Neste cenário, diversas empresas têm prosperado, crescido (algumas até chegaram a fazer IPOs, ter sócios pesados no negócio) e investido em diversas frentes de negócio. Contudo, ainda enfrentam desafios significativos na gestão financeira, sobretudo, quando o crescimento acelerado surge sem uma preparação prévia. Neste artigo, discutiremos o panorama atual deste mercado, bem como as dificuldades comuns encontradas pelas assessorias de investimentos no que diz respeito à automação e gestão de pagamentos, conciliação, controle de múltiplos CNPJs e contas bancárias.
Você também pode se interessar:
- CNAB: entenda os benefícios, como funciona e suas limitações
- Os desafios encontrados na gestão financeira do GuiaInvest
Dores na Gestão do Processo de Pagamento e Dificuldades de Conciliação
Assessorias que estão passando por uma fase de alto crescimento, com ativos sob gestão acima de, por exemplo, um bilhão de reais enfrentam muitas dores em sua gestão. Em escritórios de assessoria com mais de 150 pagamentos mensais, abrangendo repasses, comissões, salários, fornecedores e muito mais. Muitas vezes, apenas uma pessoa é responsável por todo esse processo, desde o controle e registro dos pagamentos até a conciliação, o que consome a maior parte do tempo de trabalho dedicado a essa atividade. Aqui listamos alguns desafios:
- Executar pagamentos em escala sem erros e com segurança. O aumento das operações frequentemente resulta em um grande volume de transações financeiras, tornando a conciliação de pagamentos recebidos e realizados uma tarefa complexa. Essa complexidade pode levar a erros e atrasos, comprometendo a reputação da empresa e abalando a confiança dos clientes;
- Controlar e gerenciar múltiplos CNPJs e contas bancárias é uma dificuldade enfrentada por escritórios de assessoria de investimentos devido às regulamentações e fiscalizações rigorosas a que estão sujeitos. Cada CNPJ é destinado a uma atividade específica, tornando essencial o controle detalhado das receitas e despesas de cada unidade de negócios. Esse processo vai além do uso de planilhas, exigindo conciliação organizada e categorização das transações – o que pode ser moroso quando realizado manualmente. A falta de uma solução eficaz pode levar a ineficiências operacionais, falta de transparência financeira e dificuldades na prestação de contas aos órgãos reguladores e investidores;
- Automatizar e controlar pagamentos a fornecedores com retenção de imposto representa um desafio significativo para as assessorias de investimentos. Além do processo de pagamento em si, é necessário lidar com o lançamento e controle eficaz dos impostos retidos na fonte. O não cumprimento das obrigações fiscais pode acarretar em penalidades financeiras substanciais e prejudicar a reputação da empresa. A automação desse processo não apenas reduz o risco de erro humano, mas também melhora a eficiência operacional, permitindo que as empresas se concentrem em suas atividades principais;
Nós da Kamino entendemos as complexidades da gestão financeira em assessorias de investimentos e acreditamos que seu tempo é valioso, podendo ser melhor direcionado para atividades estratégicas. Nossos clientes no setor de assessoria de investimentos, como a Criteria Partners e a GuiaInvest, enfrentavam o desafio de gastar mais de 30% do tempo da equipe lidando com pagamentos de salários, comissões e repasses, especialmente quando tinham múltiplas contas em diferentes CNPJs, recorrendo a planilhas para a gestão financeira.
A plataforma Kamino se integra com os principais bancos e com seu cartão de crédito, permitindo que gestores financeiros tenham o controle de todos os seus gastos. Os recursos de gestão de gastos da Kamino incluem:
- Gestão de pagamentos automatizada: Permite o cadastro e pagamento de fornecedores, colaboradores e impostos via PIX e boleto, tudo sincronizado com sistemas de aprovação e alçadas financeiras;
- Gestão de cartões empresariais: Oferece cartões empresariais, tanto físicos como virtuais, para maior flexibilidade e controle de gastos;
- Gestão de despesas: Facilita o reembolso de despesas de forma automatizada e segura;
Veja este vídeo a seguir para entender na prática como a Kamino ajuda empresas como você a otimizar tempo e dinheiro através das automações dos processos e rotinas financeiras
Saiba mais e solicite agora uma demonstração!