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Gestão financeira para startups: o que é preciso para começar a operação

Confira algumas práticas essenciais para que você tenha eficiência e sucesso na gestão financeira de sua startup.

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A gestão financeira, principalmente para startups que acabaram de iniciar sua jornada, muitas vezes é despriorizada em meio a tantas outras prioridades. A pressão por sucesso e crescimento faz com que a empresa tenha outros focos antes de refletir sobre uma boa gestão de finanças, mas isso não quer dizer que este tema não seja importante. Pelo contrário,  é um dos pilares para o sucesso de qualquer negócio e no longo prazo toda startup sente os resultados de uma boa ou má gestão financeira.

Para que você não cometa o erro de negligenciar a gestão financeira da sua empresa, vamos te ajudar nessa missão listando algumas práticas essenciais para estruturar um planejamento financeiro mais eficiente para a sua startup.

1 – Esteja atento aos custos fixos

Identifique os custos fixos do seu negócio, ou seja, aquelas despesas que são contínuas e devem ser pagas mensalmente, como o aluguel do seu escritório ou até mesmo tarifas fiscais e bancárias.

Este passo é muito importante para uma boa gestão financeira, já que estes custos são recorrentes e devem ser pagos independentemente do seu faturamento no mês. É justamente por isso que você deve monitorá-los, a fim de evitar prejuízos e despesas que ultrapassem a sua capacidade financeira. 

2 – Crie um orçamento

O orçamento precisa estar alinhado com os objetivos da empresa e com metas claras para todo o time trabalhar, com rotinas de revisões mensais para acompanhar se o realizado veio acima ou abaixo do esperado. É importante que as metas orçamentárias estejam alinhadas com a equipe para que no final de cada período cada área possa justificar suas respectivas variações.

Orçamentos e projeções financeiras são cruciais pois auxiliam na identificação de “red flags”, além de permitirem que a empresa tenha um tempo hábil para reagir e mudar os planos antes que o problema se torne realidade. 

3 – Tenha métricas para gerenciar seu fluxo de caixa

É comum que as startups demorem para gerar receita, por isso é de extrema importância que se saiba até quando o caixa atual da empresa vai durar, ou seja, quando será necessário buscar por novas fontes de financiamento, como empréstimos, créditos e rodadas de investimentos.

Essa também é uma das funções da construção do orçamento, pois a partir dessa projeção a empresa saberá o seu cash burn, isto é, quanto se está gastando todo mês. Além disso, com a estimativa futura de cash burn é possível ser alertado sobre o runway, data em que o caixa acaba.

No caso de empresas que possuem caixa em bancos no exterior, o cálculo do runway pode indicar quando deverá ser feita uma próxima remessa de câmbio para trazer esse dinheiro para o Brasil. Quando essa hora chegar você pode contar com a Kamino. Conheça o Kamino FX, nosso produto de remessa internacional.

4 – Mantenha seu dinheiro em uma conta digital remunerada 

Opte por deixar seu dinheiro em instituições financeiras digitais que não cobrem tarifas mensais e ainda te ofereçam uma conta remunerada para otimizar os ativos que ficam na conta. Busque uma solução que renda, no mínimo, 90% do CDI.

A Kamino possui uma solução sob medida para empreendedores que desejam realizar transações sem burocracias. 

5 – Utilize um cartão de crédito corporativo

Para você conseguir tracionar o seu negócio, é fundamental ativar campanhas de marketing digital, contratar ferramentas SaaS, comprar equipamentos, realizar assinaturas de serviços importados, etc.

E é fundamental também que você separe despesas pessoais, de despesas corporativas. Um cartão corporativo pode ajudar a organizar a casa, assim você sabe exatamente quanto tem gastado não só em sua startup, mas em qual área ou departamento dela.

Vale ressaltar que opções hoje no mercado não faltam, mas normalmente nas instituições financeiras tradicionais e mais populares, dificilmente você conseguirá um cartão de crédito com valor adequado às suas necessidades. Fique de olho, pois é normal que o limite liberado seja menor do que o que você precisa, e aí nasce outro problema, o de ter muitos cartões em diferentes instituições, um prato cheio para todo empreendedor se confundir.

Seguir estas etapas é fundamental para tomar decisões mais assertivas capazes de impulsionar seu negócio.

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Guto Fragoso

Cofundador e CFO da Kamino, Guto é economista formado pela Unicamp e iniciou sua carreira na consultoria Mckinsey, dedicando-se a projetos de estratégia e finanças corporativas. Guto atuou posteriormente em sua carreira como CFO da operação brasileira do Groupon e como country manager da insurtech chilena ComparaOnline, (financiada, entre outros, pelos fundos Kaszek e Ribbit). Mestre em empreendedorismo pela FEA - USP, onde estudou empresas scale ups, Guto foi um dos líderes de produto da vertical de livros digitais (Kindle) da Amazon no Brasil antes de fundar a Kamino, software completo de gestão financeira com banco integrado.

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