A GuiaInvest, empresa consolidada há mais de 15 anos e atuante no mercado financeiro como uma consultoria de investimentos regulada pela CVM, enfrentava desafios significativos na gestão financeira após rápido crescimento.
Este case explora a jornada da companhia, liderada pelo Gerente de Finanças e Compliance, Jonathan Kauer, e conta como a solução da Kamino trouxe eficiência, integração e automação para suas rotinas financeiras.
A partir da mudança do modelo de negócios, que ocorrera em 2021, o GuiaInvest começou a enfrentar grandes desafios no que diz respeito aos processos financeiros da empresa. Gerir pagamentos, recebimentos e conciliações bancárias em diferentes CNPJs mostrava-se bastante difícil – ainda mais considerando que a empresa passou por uma robusta reestruturação. Controlar a inadimplência à medida que as vendas cresciam parecia um caos.
A mudança de modelo, que rompeu a barreira do mercado de infoprodutos tradicional, exigiu novas formas de operar o financeiro. A falta de integração entre as ferramentas testadas na época gerava gargalos, demandando horas de trabalho manual da equipe, atrasando entregas e extenuando o time.
Você também pode se interessar:
Busca por soluções: conhecendo a Kamino
Já visando os problemas que surgiriam com o crescimento acelerado da operação, foi necessário buscar uma alternativa que englobasse todo o fluxo financeiro da empresa.
Era preciso uma plataforma que automatizasse o fluxo de pagamentos (independente de qual fosse ele: PIX, TED, boleto ou até mesmo cartões de crédito), consolidasse diferentes CNPJs em um único lugar, automatizasse a conciliação bancária de todos os bancos – e tornasse o processo de cobrança e emissão de NFs escalável e simples.
Você também pode se interessar:
Implementação e Impacto da Kamino
A implementação da Kamino nas operações do GuiaInvest foi marcada pelo suporte humanizado e próximo, possibilitando que a gestão financeira pudesse ser realizada pela plataforma em menos de 15 dias desde a contratação do software. O maior ganho, desde a implementação, foi a centralização das operações em uma única ferramenta e a possibilidade de escalar os processos rapidamente.
A automação permitiu integrar processos e rotinas que antes eram conduzidos em sistemas diferentes e segregados. Após passados 2 anos da nova operação da empresa, o time financeiro se manteve do mesmo tamanho: 3 pessoas. A empresa conta com mais de 70 colaboradores e 500 clientes, e ainda assim, as rotinas não foram alteradas desde a implementação da Kamino.
Segundo Jonathan, ele pode aumentar a operação da empresa sem se preocupar com a escala de trabalho, pois o sistema permite que ele foque no core business do negócio e que as tarefas sejam conduzidas de forma automatizada pela equipe.
Valor da Kamino para o Segmento financeiro
Um dos grandes desafios de empresas do mercado financeiro, por exemplo Assessorias e Consultorias de Investimentos, é o fluxo crescente da quantidade de pagamentos, sobretudo, repasses de comissões. As integrações da Kamino com as principais soluções focadas nesses segmentos tornam a rotina das equipes financeiras muito mais fluidas e eficientes – permitindo que elas se dediquem a temas e assuntos mais estratégicos, coisa que antes poderia não ser possível.
A implementação da Kamino no GuiaInvest não apenas resolveu desafios operacionais, mas também permitiu uma visão mais estratégica e focada em inovação. A empresa agora está preparada para escalar suas operações de forma simples, mantendo-se competitiva e oferecendo um serviço de consultoria financeira de alta qualidade.
A parceria com a Kamino é um exemplo de como uma plataforma pode impulsionar a transformação nos processos financeiros das empresas.
[elementor-template id=”12107″]