Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Leia nossa política de privacidade.
Início / Investimento seed: o que é e quais são os desafios dessa etapa

Empreendedorismo

Investimento seed: o que é e quais são os desafios dessa etapa

O investimento seed, traduzido livremente como capital semente, é voltado para startups em estágio inicial, que buscam recursos para colocar suas ideias no mercado e sustentar suas operações antes mesmo de trazer lucro. Continue a leitura do artigo para entender o que é e quais são os desafios enfrentados por ...

time-update

O investimento seed, traduzido livremente como capital semente, é voltado para startups em estágio inicial, que buscam recursos para colocar suas ideias no mercado e sustentar suas operações antes mesmo de trazer lucro.

Continue a leitura do artigo para entender o que é e quais são os desafios enfrentados por founders na busca desse tipo de investimento.

O que é investimento seed?

Investimento seed (também chamado de seed capital ou, traduzindo para o português, capital semente) é o investimento de recursos voltados para o crescimento de startups em estágio inicial.

O objetivo de um investimento seed é acelerar o crescimento de negócios que estão começando, os chamados early-stage business. No geral, eles já possuem produtos ou serviços lançados no mercado, mas precisam implementar melhorias, contratar mais pessoas, organizar processos, captar clientes.

Os valores investidos costumam ir de R$500 mil a R$2 milhões, o que já denota certo risco. Em troca do investimento, os investidores podem ficar como uma porcentagem de participação societária, como 10% ou 20%. Mas isso não é regra, é apenas uma média.

Qual é a diferença entre seed e pré-seed?

Na escala de fundraising, o seed é um dos primeiros níveis, ficando uma etapa acima do pré-seed. No caso, o pré-seed é voltado para que a startup possa desenvolver seu MVP (minimum viable product, ou produto mínimo viável).

Diferentemente do seed, em pré-seed é comum que a startup tenha apenas uma ideia ou um modelo de negócio. Além disso, no pré-seed, os recursos podem vir de fontes menos formais, como friends and family.

Em resumo, a diferença basicamente tem relação com o momento da startup, que no pré-seed ainda está pouco ou quase nada operacional.

Quais investidores fazem investimentos seed?

Conheça os tipos de investidores que fazem aportes em negócios em etapa seed:

  • Investidor anjo: é aquele focado em negócios em estágio inicial. Pode investir sozinho ou, mais comumente, em grupo.
  • Equity crowdfunding: funciona de maneira similar a um crowdfunding clássico, só que, em vez de brindes, os investidores recebem uma participação na startup em troca do investimento.
  • Aceleradoras: permitem que founders de primeira viagem fiquem alocados por alguns meses para estruturar seus negócios e usar a infraestrutura. No fim do ciclo, a própria aceleradora faz um investimento.
  • Instituições fomentadoras: no Brasil existem organizações que fomentam o ecossistema de startups. Elas podem também investir em negócios nesse estágio. 
  • Corporate venture capital: algumas empresas médias ou grandes se aproximam das startups em busca de inovar seus processos, ter acesso a boas ideias, entre outros aprendizados. Elas podem investir capital nesses negócios em troca de conhecimentos e de preferência em possíveis aquisições futuras.
  • Venture capital: os próprios fundos de venture capital também investem em startups no estágio seed. Há alguns fundos VC focados em startups na etapa seed, inclusive.

Se você está procurando um investimento, lembre-se de expandir seu leque de opções. Isso vai aumentar suas chances de encontrar um investidor.

Como conseguir um investimento seed?

Ter uma ideia boa é importante, mas só isso não basta, ainda mais quando estamos falando de um estágio um pouco mais avançado como o seed.

Existem algumas dicas que podem facilitar que você obtenha investimentos:

Tenha um bom pitch deck

Antes de buscar investimento, é importante ter um bom pitch deck, ou seja, uma apresentação em PDF ou PPT mostrando os resultados da startup, a previsão de crescimento e o investimento desejado. 

Mostre como o valor será utilizado para vender mais, por exemplo investindo em contratação. Ou para desenvolver o produto e tecnologia. A ideia é chamar atenção do investidor com base em informações objetivas.

Faça um valuation

Fazer um valuation também é fundamental. Sabendo o valor de mercado da sua startup, você chega mais preparado para a negociação e evita ceder uma parte muito grande dela.

Muito cuidado aqui para que não seja nem tão alto nem tão baixo. Não é uma ciência exata, fatores como o founding team, a tecnologia desenvolvida e o potencial de faturamento são alguns pontos que fazem parte da conta.

Desenvolva seu networking

Valorize cada interação com pessoas do seu meio. Participe de eventos que promovem encontros com investidores e outras startups e aproveite para falar sobre suas ideias, fazer contatos e parcerias.

Lembre sempre que um fundo de venture capital investe principalmente no potencial de retorno no longo prazo. E o networking aqui é chave para encontrar os melhores parceiros e ganhar confiança.

Conte com a Kamino para facilitar o recebimento dos seus investimentos

Depois de levantar uma rodada, existem diversos obstáculos dos quais founders muitas vezes não estão cientes. São processos demorados e complexos, que envolvem burocracias para o recebimento da quantia.

Nesse momento, você pode contar com parceiros de negócio como a Kamino, que surgiu justamente para eliminar esses empecilhos da sua jornada e permitir que você foque no seu core business. 

Nós ajudamos você a receber remessas internacionais com preço competitivo, abrir conta gratuita com cartão corporativo otimizado para pagamentos recorrentes e muito mais. Conheça nossos produtos e entenda como podemos auxiliar a sua startup e eliminar os obstáculos de sua jornada como founder.

Gonzalo Parejo

Formado em Direito e Administração de Empresas pela UC3M em Madri, Espanha e E-MBA pelo IESE, Gonzalo Parejo é um empreendedor em série, com mais de 13 anos de experiência em diversos segmentos como Insurtech, LogiTech e Fintech. Se tornou expert em tirar ideias do papel e escalar times tanto na LatAm como na Europa. Em 2011, mudou- se para o Brasil e se juntou ao time do Groupon, startup referência da primeira onda tech no país, liderada pela Rocket Internet. Posteriormente, também foi parte do founding team da Bidu, uma das primeiras Insurtechs do Brasil, e cofundou a Ontruck, uma das LogTechs mais destacadas da Europa. Atualmente, é Cofundador e CEO da Kamino, software completo de gestão financeira com banco integrado para empresas de médio porte.

Leia também

Powered by atecplugins.com