Quando se cria uma startup, boa parte dos aprendizados vêm da prática, dos erros e acertos do dia a dia. Mas nem por isso conhecer a teoria deixa de ser importante. Ainda que cada empresa seja única, é possível aprender muito com quem estudou o assunto e já passou por situações parecidas.
Para encontrar informações organizadas e confiáveis, nada melhor do que um bom livro sobre startups. Por isso, neste artigo, separamos 8 títulos que todo founder precisa ler. Confira quais são!
8 livros sobre startups que todo founder precisa ler
1. 10 mil startups
O livro 10 mil startups se propõe a ser um guia prático para a criação e o desenvolvimento de uma startup, desde a ideação até o crescimento acelerado, incluindo captação de investimentos. O título vem da experiência do autor, o empreendedor brasileiro Felipe Matos, que liderou iniciativas que já apoiaram mais de 10 mil startups.
Com dicas práticas, ferramentas, cases de sucesso e exemplos de negócios brasileiros em diversas fases, a obra é útil tanto para novos empreendedores quanto para quem já tem um negócio e quer desenvolvê-lo.
2. A startup enxuta
Entre os livros sobre startups já publicados, o best seller de Eric Ries é talvez o mais conhecido. Em A startup enxuta, o empreendedor norte-americano ensina um modelo de negócio baseado na aprendizagem validada e na experimentação contínua.
Ele mostra que é preciso adotar métricas para avaliar o progresso, evitando o desperdício de tempo e de recursos, além de estratégias para descobrir o que os clientes querem e de agilidade para mudar a rota, quando necessário. A obra traz ainda histórias reais de empresas que se transformaram ao abraçar o modelo.
3. Business model generation
Business model generation é um manual prático, que serve para empreendedores que buscam aprimorar modelos de negócio ou desenvolver novos.
Escrita por Alexander Osterwalder e Yves Pigneur, especialistas em inovação, a obra traz técnicas de inovação e práticas usadas por empresas que são líderes mundiais em seus mercados de atuação.
4. De zero a um
Escrito pelo cofundador do PayPal, Peter Thiel, De zero a um traz lições de empreendedorismo e inovação, usando como exemplo casos de sucesso do Vale do Silício.
Porém, defende que para ter sucesso é fundamental não copiar ideias que já foram colocadas em prática. Em vez disso, é necessário criar novas soluções. Sem dar respostas que servem para todos os casos, o livro ensina a pensar sobre inovação e a fazer as perguntas certas para chegar a ela.
5. Startup: manual do empreendedor
Para quem prefere mais prática e menos reflexão, o livro de Steve Blank e Bob Dorf é uma boa pedida. Como o título já sugere, Startup: manual do empreendedor se propõe a ser um guia passo a passo que orienta jovens negócios a seguirem na direção certa.
O livro foca bastante nas necessidades dos clientes, seguindo a ideia de que, para ter um negócio de sucesso, é preciso atender a uma necessidade do público e que essas pessoas estejam dispostas a pagar pela solução.
6. Venture deals
Ainda sem tradução para o português, o livro Venture deals tem como objetivo mostrar para empreendedores iniciantes o funcionamento de um processo de investimento.
Escrita pelos investidores Brad Feld e Jason Mendelson, a obra traz insights valiosos para empreendedores que se preparam para buscar os primeiros aportes para seus próprios negócios.
7. A estratégia do oceano azul
A estratégia do oceano azul busca ensinar como criar novos mercados e destacar-se da concorrência. Os autores, Renée Mauborgne e W. Chan Kim, estudaram 150 negócios de dezenas de indústrias diferentes para entender o que faz com que alguns sejam bem-sucedidos e outros não.
Eles descobriram que empresas que criam novos nichos, tornando a concorrência irrelevante, encontram o caminho do crescimento. Na obra, ensinam como colocar essa estratégia em prática.
Você também pode se interessar:
- O que é o flip em uma Startup: entenda quando e como fazer
- Conta PJ para startups: o que você deve saber para escolher uma
8. O lado difícil das situações difíceis
Em O lado difícil das situações difíceis, o empreendedor Ben Horowitz conta como fundou, dirigiu, vendeu e investiu em empresas de tecnologia, trazendo dicas práticas para auxiliar empreendedores a resolverem problemas, mesmo os mais difíceis.
Além de ler livros sobre startups, você pode contar com bons parceiros de negócio para fazer a sua empresa crescer mais rápido.
[elementor-template id=”7244″]