Uma startup early stage dificilmente consegue crescer sem investimento. E para investir em uma nova empresa, os investidores e fundos venture capital levam em consideração startups que têm alto potencial de crescimento no mercado.
Se desejar contar com investimentos de fundos internacionais na sua empresa será necessário passar por algumas etapas burocráticas, como a estruturação de uma holding baseada em outro país. Geralmente, os locais escolhidos são as Ilhas Cayman e o estado de Delaware, nos Estados Unidos.
Por que o estado de Delaware, nos EUA, e as Ilhas Cayman, são os locais escolhidos?
Geralmente, os fundos de venture capital não investem diretamente no Brasil. Isso porque, para alocar seu investimento, eles buscam estruturas e modelos já testados anteriormente, o que traz previsibilidade e segurança.
O estado de Ilhas Cayman tem também muitos incentivos fiscais, o que o torna atrativo para os investidores. Além disso, tem flexibilidade para vários contratos e possui um imposto menor em comparação com Delaware.
Quais são as vantagens em ter holdings em Cayman e Delaware?
Constituir empresas é um processo complexo e caro, ainda mais para startups em estágio inicial, que precisam manter seus custos baixos. Por isso, é recomendado que os empreendedores escolham bem os parceiros que irão ajudá-los na criação e manutenção das holdings internacionais.
Entre os parceiros, será preciso contar com: advogados e contadores no Brasil e nos EUA (que saibam trabalhar com startups do Brasil), além de banco nos EUA e uma empresa de câmbio para fazer a transferência internacional do capital que foi investido na startup.
Você também pode se interessar:
- Como gerenciar as despesas de marketing da sua startup
- Como a Kamino tem ajudado a ISA na operação financeira e na remessa dos investimentos para o Brasil
- Tesouraria: como construir e desenvolver a área em startups early stage e scale ups
- CNAB: entenda os benefícios, como funciona e suas limitações
Pensando nisso, trouxemos aqui um tipo de estrutura de holdings em Cayman e Delaware recomendado para as startups, e suas vantagens
Prós:
- É uma estrutura que os investidores já conhecem e se sentem confortáveis para depositarem os fundos;
- Há muitos fundos VC que residem em Cayman, local que conta com muitos incentivos fiscais;
- Os acionistas da empresa em Cayman não precisam declarar imposto de renda nos EUA;
- Nesta estrutura, a empresa de Delaware não é considerada para efeitos fiscais;
- Em suma, sua empresa consegue trazer os fundos internacionais para o Brasil de maneira segura, legal e econômica.
Contras:
- Abrir uma estrutura offshore exige não só sua abertura, mas também a contratação de serviços de assessoria de tax e accounting para mantê-la.
Agora que você já entendeu as vantagens de abrir uma holding em Delaware e Cayman, é hora de contar com uma ajuda profissional.
A Kamino cuida do processo completo: com ou sem flip, acesso fast-track a abertura de conta nos EUA, e com gestão e organização (VDR) da documentação. Tudo para que você não perca tempo e recurso com trabalhos burocráticos e foque no mais importante: a operação da sua startup!
Também disponibilizamos um cartão corporativo com limite coerente à sua demanda, conectado a uma conta bancária local sem tarifas e otimizada para seus pagamentos.
Você pode deixar todos os obstáculos com a gente e focar apenas numa coisa: crescer! Entre em contato conosco hoje mesmo!