A The Bakery é uma empresa global de inovação corporativa fundada em 2012, que foi trazida para o Brasil em 2017 pelos sócios Felipe Novaes e Marcone Siqueira. Recentemente, em parceria com a Staged Ventures (fundo de Venture Capital dos EUA), adquiriram as ações dos sócios fundadores ingleses com o objetivo de criar uma só operação global da The Bakery.
Na área de gestão financeira, a empresa enfrentava desafios significativos antes de adotar a Kamino como solução. Gustavo Carvalho, atual CFO da The Bakery, compartilhou insights valiosos sobre os desafios enfrentados pela empresa e sobre a importância da criação de processos e contratação de ferramentas que possibilitem o crescimento saudável das operações.
Desafios Antes da Kamino
Antes da Kamino, a The Bakery enfrentava sérios desafios na sua gestão financeira. A grande quantidade de processos manuais e a falta de automação eram uma constante quando o assunto era tocar o financeiro da empresa.
Além disso, a rotina de garantir a alocação correta das informações financeiras criavam uma enorme dificuldade na elaboração de relatórios gerenciais (feitos 100% em excel), e exigiam o foco quase que completo do Gustavo, na época consultor financeiro, e da Elisa Honda – Gerente de HR/Finance, nas atividades operacionais, consumindo um tempo valioso que deveria ser utilizado na gestão financeira estratégica.
A empresa, que tinha apenas duas pessoas para controlar e gerenciar a área financeira, e com um processo operacional repleto de detalhes, tinha dificuldade de garantir a aplicação dos processos criados e a qualidade dos relatórios financeiros. E na nova fase, com os desafios de expansão nacional e internacional da The Bakery, os processos antigos tornariam a gestão financeira detalhada praticamente inviável.
Você também pode se interessar:
- CNAB: entenda os benefícios, como funciona e suas limitações
- Cartão de Crédito Empresarial: Maximizando a Gestão Financeira da sua Empresa
Solução da Kamino e Mudanças Positivas
Após a implementação da Kamino, a The Bakery experimentou mudanças significativas, tais como:
- A automação dos pagamentos e a velocidade nas conciliações bancárias foram notáveis, permitindo que o time financeiro pudesse focar em temas mais estratégicos.
- As conciliações automáticas de contas recorrentes proporcionaram eficiência e precisão ao processo financeiro. Além disso, a capacidade de criar visões gerenciais altamente personalizadas permitiu à empresa uma compreensão mais profunda de seus projetos, clientes e áreas de negócios. Hoje, a The Bakery cria visões personalizadas de cada um dos projetos que possuem, garantindo o resultado financeiro de cada projeto/cliente. Todas as visões, geradas de forma automática.
Resultados e Impacto
Hoje, a The Bakery consegue executar os processos financeiros de forma mais ágil, com maior nível de confiança e a garantia de que tem os dados certos para realizar análises que impactem o negócio.
Hoje, os sócios não precisam recorrer ao Gustavo, que recorria ao seu Excel gerencial, para compartilhar um dado ou indicador estratégico da empresa quando era solicitado. Na Kamino os dados e relatórios financeiros estão disponíveis em tempo real, permitindo à empresa tomar decisões estratégicas com muito mais agilidade e confiança.
Por último, Gustavo e Elisa despendem menos tempo na execução operacional, focando a maior parte de seus esforços em atividades estratégicas, o que acaba gerando mais valor para o negócio.
Valor Adicionado pela Kamino
A Kamino destacou-se para a The Bakery devido à sua facilidade de conciliação bancária automatizada e à capacidade de personalizar relatórios de maneira inteligente. Com 95% de suas contas sendo fixas e recorrentes, a capacidade de automatizar essas conciliações foi crucial para a eficiência da empresa.
Além disso, antes da Kamino as rotinas financeiras ficavam sob o comando do Gustavo e Elisa, que perceberam a necessidade de instituírem processos financeiros de classificação de contas, de pagamentos e conciliação agora que existe uma ferramenta específica para tal atividade.
Parceria The Bakery e Kamino estabeleu uma base sólida para o crescimento
A parceria da The Bakery com a Kamino não apenas resolveu os desafios financeiros imediatos da empresa, mas também estabeleceu uma base sólida para o crescimento futuro.
Com processos financeiros mais eficientes, dados em tempo real e relatórios gerenciais personalizados, a The Bakery está bem posicionada para enfrentar seus próximos desafios e focar no propósito de tornar o mundo mais empreendedor.
A experiência da The Bakery com a Kamino destaca a importância de investir em soluções financeiras inteligentes para promover a eficiência operacional e impulsionar o crescimento sustentável.
[elementor-template id=”12118″]