Muitas empresas deixam as finanças de lado durante os primeiros meses. O problema é que não estruturar essa área desde o primeiro momento pode trazer dificuldades no futuro.
Por isso, no artigo de hoje, trazemos dicas para negócios inovadores criarem um bom departamento financeiro a partir do dia 1. Confira!
Dia 0 ao dia 30: entenda o seu negócio
Os primeiros 30 dias devem ser focados em uma compreensão profunda do negócio. Não dá para implementar processos sem entender como a empresa opera hoje e como isso mudará à medida que ela crescer.
Use esse processo de descoberta para construir relacionamentos com as principais partes interessadas. Faça com que todos, desde chefes de departamento e executivos até contribuidores individuais, expliquem as principais alavancas que impulsionam o crescimento.
Nessa etapa, é recomendado aos líderes da área financeira:
- Construir relacionamentos fortes com as outras áreas;
- Conhecer as metas do negócio para entender para onde a startup está indo e planejar as operações financeiras de acordo com esses objetivos;
- Entender como o negócio funciona, reunindo o máximo possível de informações das várias partes interessadas.
Dia 31 ao dia 60: avalie e defina suas prioridades financeiras
A partir do 31º seus esforços devem se concentrar no desenvolvimento de um plano para levar a empresa de onde está hoje para onde deseja estar no longo prazo (1 ano ou 5 anos). O plano deve mapear as prioridades e os recursos necessários para o sucesso.
Aqui, é recomendado:
- Auditar os processos existentes para avaliar as operações financeiras;
- Tornar-se um parceiro estratégico das outras áreas, entendendo como usar os recursos para atender aos objetivos da startup;
- Trabalhar com os líderes da empresa sobre as métricas de negócios;
- Calibrar as expectativas das outras áreas.
Você pode se interessar:
- CNAB: entenda os benefícios, como funciona e suas limitações
- Saiba como a Salvy vem transformando a sua Gestão Financeira com a Kamino
Dia 61 ao dia 90: crie etapas para o sucesso
Parabéns, você está começando o terceiro mês! Neste ponto, você sabe como o negócio funciona, quais são as expectativas de crescimento de curto e longo prazo, como cada departamento entrega valor e quais são seus planos para escalar as operações. Também conhece o estado atual das operações financeiras e contábeis e as funções que você precisa desenvolver para lidar com o crescimento futuro.
É hora de criar o plano de ação! Trabalhe os detalhes do seu plano nesta fase: novas ferramentas, processos, funções e marcos que você precisa atingir nos próximos dois trimestres.
Uma dica é dividir o plano em operações contábeis e financeiras.
- Operações e contabilidade: inclui pagamentos, folha de pagamento, contas a pagar, fornecedores, reembolsos, cartões de crédito.
- Finanças: engloba o planejamento anual e o trabalho com os parceiros de negócios no orçamento e nas métricas de crescimento da receita. Você também precisará levantar dados para apresentar para a diretoria e para possíveis investidores.
A contabilidade e as operações relacionadas podem criar grandes problemas para as empresas se não forem simplificadas, especialmente à medida que os volumes de transações aumentam.
A maioria das empresas pensa em contratar mais pessoas como solução para problemas operacionais e contábeis, mas é recomendado explorar soluções de software que possam ser adaptadas à medida que a empresa cresce. Isso evita que a equipe faça trabalho manual e torna as operações e a contabilidade muito mais eficientes.
Resumindo os primeiros 90 dias como líder financeiro de uma startup
- Do dia 0 ao dia 30: entenda como funciona o negócio. Converse com a equipe de liderança para entender os planos de crescimento da startup para os próximos cinco anos e converse com as partes interessadas para entender como o negócio agrega valor.
- Do dia 31 ao dia 60: avalie a função financeira e defina as principais prioridades para os próximos seis meses. Avalie os processos atuais e determine onde eles precisam estar para escalar. Trabalhe com parceiros de negócios para identificar as principais métricas e crie um plano para sistemas e políticas que precisam ser implementados.
- Do dia 61 ao dia 90: concretize o seu plano, concentrando-se em preencher lacunas em operações e contabilidade antes de começar a contratar para finanças. Use um software para automatizar processos manuais e prepare-se para lidar com volumes maiores de transações.
Ganhe velocidade, inteligência e eficiência na gestão financeira com a Kamino
Com um software integrado com os principais bancos e também com a própria conta e cartão, a Kamino ajuda times financeiros a tomarem decisões mais inteligentes e rápidas, melhorando a eficiência e produtividade da operação.
Por meio do software da Kamino, equipes financeiras automatizam processos e operações financeiras de contas a pagar e receber, demonstrações de resultados, conciliação bancária em tempo real e insights financeiros e de negócios que contribuem para um fechamento contínuo.
[elementor-template id=”7240″]